Hordéolo / Calázio / Terçol

HORDÉOLO, também conhecido como terçol…

O terçol ocorre por um entupimento de uma das glândulas da pálpebra que produz uma secreção que compõe a lágrima. Então, ela não consegue liberar sua secreção e vira uma bolinha. Isso acaba inflamando e infeccionando, por isso fica vermelho, inchado e dolorido. A inflamação pode ficar bem localizada só na bolinha, ou pode se espalhar por toda a pálpebra.

O que causa esse entupimento?

A oleosidade da pele na região da pálpebra, a poeira do dia a dia, a maquiagem etc.

Como tratar o Hordéolo?

Normalmente, o hordéolo estoura sozinho, drenando a secreção e melhorando a dor. Compressas mornas aceleram bastante o processo de drenagem. Pomadas e colírios também ajudam bastante. Às vezes são necessárias microcirurgias para drenar a secreção e retirar a glândula.

Por que sempre aparecem essas bolinhas na minha pálpebra?

A borda da nossa pálpebra tem dezenas dessas glândulas. Se você já tem aumento da oleosidade da pálpebra ou qualquer outra alteração que predispõe à formação do hordéolo, ele pode aparecer mais que uma vez e em locais diferentes.

O terçol é transmissível?

Não. Não se preocupe em transmitir para amigos ou familiares.

E O CALÁZIO? QUAL É A DIFERENÇA?

O calázio aparece nas mesmas glândulas, mas é um processo crônico, mais lento. Ocorre da mesma forma que o hordéolo: é um entupimento de uma das glândulas da pálpebra. Pode ficar inchado e doloroso no inicio, mas depois que passa a inflamação, fica uma bolinha como um cisto. INDOLOR!

E ele some? Preciso tratar? Como?

O CALÁZIO pode regredir em alguns meses.

Em adolescentes e adultos, realizamos uma pequena cirurgia para a retirada da glândula.

Já, em crianças, como precisamos de anestesia geral para a realização do procedimento, só fazemos a cirurgia se o calázio for muito grande ou estiver atrapalhando a visão. Em alguns casos, o calázio melhora com injeção de corticoide na lesão.

Ele também pode aparecer mais que uma vez?

Tanto o calázio como o hordéolo podem aparecer mais de uma vez, nas pálpebras superiores ou inferiores e nos 2 olhos.

Como evito isso, então?

Para evitarmos o aparecimento do calázio e do hordeolo, o mais importante é fazer a higiene palpebral diária com shampoo neutro (aquele de bebê). Você deve pôr um pouquinho na mão, fazer uma espuma, esfregar delicadamente as pálpebras e os cílios com os olhos fechados. Depois, enxague com água. Esse ritual deve ser feito de manhã e à noite diariamente, e deve virar um hábito igual tomar banho e escovar os dentes.

Tratamento Cirúrgico

Na nossa clínica, realizamos uma pequena cirurgia para a retirada do calázio. A cirurgia é realizada na sala de procedimentos, com anestesia local. O procedimento é rápido e pouco doloroso. É feita uma incisão no local, normalmente, na parte interna da pálpebra e a secreção e a glândula são retiradas. Na maioria dos casos, não são necessários pontos.