Conjuntivites Viral, Bacteriana, Alérgica

Conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva (a membrana externa que recobre a parte branca do olho).

Há três principais tipos de conjuntivite:

1. Conjuntivite viral

Inflamação da conjuntiva causada por vírus.

O agente causador mais comum é o adenovírus.

É altamente contagiosa.

É mais frequente no verão

• Dor
  • Lacrimejamento
  • Olho vermelho

Normalmente, os primeiros sinais da conjuntivite aparecem em até 48h depois da instalação do agente causador no organismo da pessoa.

Ela é uma doença autolimitada, ou seja, na grande maioria dos casos, melhora mesmo sem tratamento.

No entanto, costuma-se prescrever colírios lubrificantes, compressas frias e, em alguns casos, colírio de corticoide para aliviar os sintomas.

2. Conjuntivite bacteriana

É geralmente causada por bactéria piogênica, como Staphylococcus ou Streptococcus, da própria pele ou flora respiratória do paciente.

A transmissão ocorre pelo ambiente ou por outras pessoas, geralmente pelo toque, mas, ocasionalmente, também via maquiagem para olhos ou loção facial.
A conjuntivite bacteriana é rara.

• Dor
  • Bastante secreção parecendo pus

Ela deve ser tratada com colírios de antibiótico e ser acompanhada com frequência pelo oftalmologista.

3. Conjuntivite alérgica

Acomete indivíduos propensos à alergia, como, por exemplo, pessoas com rinite ou bronquite, e comumente ataca ambos os olhos.

Essa conjuntivite não é contagiosa.

• Coceira intensa
  • Olho vermelho
  • Inchaço nos olhos e nas pálpebras
  • Lacrimejamento

Em casos graves, podem aparecer ceratite (inflamação da córnea) e até úlcera, causando baixa importante da visão.

O tratamento é feito com colírios antialérgicos, compressas frias, colírios de corticoide, pomadas imunomoduladoras e, às vezes, tratamento sistêmico juntamente com o alergologista.